terça-feira, março 27, 2007

o amor es tu


“No passado um pouco distante, alguém me olhou nos olhos e disse o Amor es tu”, contou-me ela a sorrir com os olhos... As suas mãos tremulas pousadas nos joelhos a manta as quadrados um pouco descaída.. e ela sentada no sofá contava-me a sua vida...

Sabes naquela altura era quase que abuso, alguém, um homem olhar um a mulher solteira nos olhos, ao dizer-me isto reparei que baixou os olhos como se a vergonha tomasse conta dela...

Sorri e pedi-lhe continua Nany... conta-me...
Perdia-me nas historias dela, do presente quase nada se recordava, mas do seu passado ela sabia o de cor e contava mas com se de um filme se tratasse. Ouvia a perdida e sonhava com as suas histórias...

Ela linda a Nany, mesmo no tempo, em que rugas encontraram o seu rosto, os seus olhos verdes brilhavam sempre que entrava no seu quarto... aquelas 2 horas que eu lhe dedicava todas as semanas eram o meu mundo mágico, a minha história, a admiração que tinha e tenho por ela é imensa.
A diferença de quase 80 anos entre nós, não era impedimento, conversávamos de igual para igual, mesmo com falhas na memória os seus conselhos eram tão validos.

Hoje passei naquele lar onde eu ia 1 vez por semana e resolvi escrever sobre ela , ela era uma espécie de ídolo...
Uma mulher que viveu na ditadura e sobreviveu e viveu sempre com um olhar brilhante um sorriso rasgado e um coração enorme... Obrigada Nany

24 comentários:

Hachi disse...

tb tive uma "amiga" assim...eu adorava ir ter com ela para ela me mostrar o seu quintal repleto de animais..nao passava apenas 2horas..mas sim uma tarde inteira a ajuda-la a alimentar todos eles!

Dragon Soul disse...

Eu tenho uma Nany assim cá em casa. A minha avó :)

psique disse...

Catarina eu também queria ter passado mais tempo com ela, mas era o tempo disponivel na altura, entre aulas, natação estudar e ajudar a mãe em casa era o que restava e eu fazia voluntariado num lar perto de minha caa na altura e era o tempo permitido por visita.

psique disse...

é bom não é Sr_antonio?

Dragon Soul disse...

Muito... muito bom... e ainda há pouco tempo houve por cá um susto por causa dela... mas já passou!! ;)

Bartolomeu disse...

Espera lá Psyc, ha aqui um pormenor que não entendi... eras tu que fazias voluntariado no lar ou a tua Nanny que te escolheu para imortalizar as suas memórias, ou seja... voluntarizou-se para ti ?
O que realmente nos intriga, ou melhor, nos seduz é essa capacidade, natural e simples que algumas pessoas têm para se projectar pela vida, mesmo longa, sem perder o seu olhar simpático, brilhante e amável, mesmo que tenham passado por enormes dificuldades.
Parece que cada uma das dificuldades que viveram, lhes conferiu mais amor a si e a quem lhes olhou nos olhos com amor.

O Chaparro disse...

recordaar é sempre bonito.
bom resto d semana

jorge esteves disse...

Muito provavelmente, com esse 'olhar brilhante e sorriso rasgado', ela esperava que virasse as costas e murmurava... obrigado!

Anónimo disse...

Bom dia psique,

é verdade o que dizes acerca do perfil, mas no caso da FATYLY, se não tivesse a indicação, diria que era miudinha para 33 anos.

psique disse...

sr_antonio ai as mulhers da sua vida só lhe pregam sustos... espero que estejam ambas bem...

Bartolomeu Voluntariamos ambas... ja agora voluntaria-te também ;)

Chaparro também para ti...

Tinta Permanente ainda hoje lhe digo obrigado eu

Migvic a Fatyly é um espanto... adoro a

Bartolomeu disse...

Para se ser voluntário,seja em que situação fôr, é necessário que se sinta o apelo, nunca por conselho ou sugestão.
É talvez, mais ou menos como amor à primeira vista, ou ao primeiro olhar, ou ao primeiro sorriso.

psique disse...

pois Bartolomeu eu senti tu não ;)

Bartolomeu disse...

É verdade Psyc, ainda não senti o apelo, não sei se irei sentir e não sei ainda de cederei ao apelo, caso o sinta.

psique disse...

estamos mesmo a falar do que?

Bartolomeu disse...

EU, estou mesmo a falar do apelo que na minha opinião é necessário que se sinta para nos entregarmos de coração a tarefas altruístas.
estávas a falar do mesmo presumo...

psique disse...

claro... eu faço voluntariado desde os 14 anos...

Toze disse...

Obrigado Psique , por esta bela partilha !

Beijo

psique disse...

Tozé partilho ...;)
beijo

MC disse...

Como é bom ter amizades dessas!
Aprende-se tanto!
Gosto imenso de falar com os idosos.
Muitas vezes são esquecidos pelos seus familiares - esses inegrumes nem sabem o que perdem.
Parabéns pelo teu gesto.

Um abraço,

MC

psique disse...

Mc obrigada pela tua visita

Erecteu disse...

Os afectos são uma guerra, quem lá vai dá e leva.

nunoaneves disse...

A amizade é um bem essencial

Fresquinha disse...

Eu também fiz voluntariado. Agora não infelizmente. Aliàs, a minha vida tornou-se uma espécie de voluntariado. É bom recordar, Psique. Lembraste-me a minha mãe. Sempre que lhe pedia para contar uma história, ela acrescentava um ponto. E depois esquecia-se. E eu que tinha uma boa memória, teimava que a história não era bem assim. Coisas ...

Fatyly disse...

Muito comovente e os velhos dãos momentos únicos.

Também ainda tenho a minha MR com 85 anos e quando a visito é uma delícia.